quinta-feira, 21 de maio de 2009

A independência da América Inglesa

O século XVIII foi um periódo de grandes transformações econômicas, políticas e sociais na Europa. O continente europeu assistia ao desenvolvimento do pensamento racionalista moderno, gerado pelas idéias iluministas. O desenvolvimento econômico inglês, gerou vários conflitos entre a Inglaterra e outros países europeus, disputando territórios e monopólios comerciais. Um desses conflitos ficou conhecido como Guerra dos sete anos. O cenário dessa guerra foi a América do Norte e as disputas envolveram os colonos ingleses e franceses. A Inglaterra impôs aos colonos ingleses medidas que os contrariaram, o que gerou a independência das Treze Colonias. A Guerra dos Sete Anos beneficiou as Treze Colonias, pois os colonos americanos livraram-se das ameaças francesas e adquiriram armas e farta experiência bélica. Após a Guerra dos Sete Anos, o governo Inglês decidiu dividir com as colÔnias as despesas decorrentes da guerra, portanto, impôs novos impostos aos colonos, o que provocou forte oposição por parte das colônias. Em uma lei feita pelos britânicos, houve um conflito entre as colônias e a Inglaterra, pois a elite colonial estava incomodada com tal lei: Boicotaram as mercadorias inglesas e apedrejaram a casa do governador. o governo inglês, para favorecer a decadente Companhia das Índias Orientais, concedeu-lhe o monopólio da venda do chá para as colônias americanas. Essa medida prejudicou os comerciantes locais de chá que jogaram ao mar uma grande quantidade de mercadorias, causando grande prejuízo à companhia. O governo Inglês, então, endureceu ainda mais a relação com as Treze Colonias. Revoltados com essas situações, os colonos intitularam o conjunto de punições de Leis Intoleráveis, recusando também, de aceitá-las. Isso deu início ao processo que levaria à independência das Colonias. Conquistada a indepêndencia, organizaram o governo. Surgiram duas tendências em conflito, mas a que ganhou foi a federalista, que defendia que os estados tivessem forte autonomia e um governo central fraco.

Um comentário:

  1. Isso é crime ! Vocês são uns plagiadores, esse texto que vocês dizem ser de autoria de vocês está no livro de história "das cavernas ao terceiro milênio" da sétima série, da editora moderna, escrito por Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota. Dei aulas em uma escola que usava esse livro, e me lembro muito bem deste texto, do capítulo 4, a Independência da Améria Inglesa, no seu texto foram feitas algumas mudaças do texto original, oque é pior ainda, isso não pode ser feito, como vocês querem que a educação se instale em nosso país, quando ainda existem pessoas que copiam textos de livros de história e disem que são de sua própria autoria, se não for retirado esse texto deste site, tomarei providências, e bem sérias, existem autoridades que cuidam de problemas como esse na internet. Bom, espero que vocês sejam racionais e retirem este texto, Obrigada, Conscientemente, Luíza.

    ResponderExcluir

- Não comente nada obsceno.
- Comente apenas coisas relacionadas com o tema da postagem.
- Sugestões só seram aceitas pelo "Mande nos um e-mail", do lado direito da página.

Bem vindos!

Aqui, vocês podem postar nos comentários o que desejarem e passar suas idéias sempre! Nosso objetivo é oferecer conteúdo objetivo e interessante dos mais variados assuntos, fique à vontade o site é todo seu!
Os melhores!
Copie esse código e coloque-nos em seu blog!

Tradutor